COMO É FEITA UMA AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA?

por Coelho Sacramento Avaliação de Imóveis

Faça agora mesmo a AVALIAÇÃO do seu Imóvel

Clique e receba o atendimento personalizado

Saiba Mais

COMO É FEITA UMA AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA?

por Coelho Sacramento

    O processo de avaliação de imóvel é uma técnica que deve ser conduzida única e exclusivamente por profissionais capacitados que entendam do mercado e tenham competência em áreas relacionadas. No entanto, muitos proprietários se perguntam o que podem fazer para valorizar o imóvel.

    É uma pergunta legítima, afinal, frente a um processo comercial ou judicial, queremos sempre o melhor resultado na transação. Para isso, uma avaliação de imóvel positiva pode ser fundamental.

    O que muitas pessoas querem saber; pintar paredes ajuda a valorizar o imóvel?

    Preparamos esse artigo para você entender melhor quais os elementos que podem influenciar positivamente na avaliação do seu imóvel.

   Vamos à leitura?!

O QUE É AFINAL UMA AVALIAÇÃO DE UM IMÓVEL?

   O Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM) é elaborado por profissionais devidamente capacitados com base em determinados parâmetros e normas técnicas que oferece segurança jurídica nas mais diversas negociações que envolva seu imóvel.

   Muito além da compra e venda, a avaliação também pode ser usada como base para disputas judiciais, seguros, hipotecas, créditos e muitos outros interesses.

   Por isso, a necessidade de se contratar uma empresa séria que garanta assertividade e confiança ao processo. Entendido isso, pintar as paredes pode influenciar nessa avaliação?

COM UM ASPECTO DE NOVO

   Com certeza, ao recuperar fachadas e paredes, é possível causar uma boa impressão em quem visita o imóvel. Essa técnica é muito usada em momentos de compra e venda, geralmente entre pessoas físicas, pois o comprador quer se ver naquele ambiente e se sentir bem.

   Portanto, quanto mais conservado for o imóvel, mais bem visto ele será. No entanto, essa é uma percepção extremamente subjetiva. A cor escolhida pode não agradar e, mesmo que provoque uma boa recepção, não é determinante para a negociação.

   Em outras palavras, pintar paredes não é uma característica sustentável que influencie diretamente no valor do bem. Por mais que as paredes fiquem mais agradáveis aos nossos olhos.

ITENS QUE PODEM VALORIZAR O IMÓVEL

   Se não as paredes, o que afinal pode influenciar positivamente a avaliação de um imóvel? 

   Vamos descobrir a seguir.

   A localização é um item fundamental. O entorno do imóvel pode dizer se aquela região está em crescimento e atraindo investimentos, ou se está em retração e corre o risco de ser abandonada.

   Se a área oferece serviços urbanos básicos como transporte, saneamento e água potável também é muito importante. Soma-se a isso a facilidade em acessar outros serviços como correios, cartórios e centros comerciais. Em um cenário urbano, quanto mais pujante for a localidade, mais o valor do imóvel será beneficiado. Se em meio rural, é preciso considerar a integração com a natureza, acessibilidade por estradas e facilidade de transporte, entre outros.

   Outro ponto positivo é a segurança do local. Áreas com pouco policiamento costumam perder valor facilmente. Em contra partida, regiões acobertadas por uma política pública de segurança eficiente costumam garantir um bom retorno no valor do bem. Em um momento tão crítico de avanço da violência no país, não é de se estranhar que esse seja um item tão importante.

   Portanto, percebemos que pintar paredes pode trazer um aspecto positivo ao bem avaliado, mas terá pouca influência sobre o valor final identificado. Aconselhamos, a manter seu imóvel sempre em bom estado, afinal, esse é seu patrimônio, mas existem normas e padrões que orientam a avaliação com mais precisão.

   Por isso, a importância de contratar uma empresa séria, com experiência nesse ramo de atuação.      Isso sim garante uma avaliação idônea e assertiva, além de ser um instrumento para valorizar o imóvel.

   Para mais informações como essa, siga-nos nas nossas redes sociais. 

Faça agora mesmo a AVALIAÇÃO do seu Imóvel

Clique e receba o atendimento personalizado

Comentários

Utilize o Facebook para comentar o Artigo