Diferenças entre a AVALIAÇÃO de IMÓVEIS RURAIS e avaliação de SÍTIO.

por Coelho Sacramento Avaliação de Imóveis

Faça agora mesmo a AVALIAÇÃO do seu Imóvel

Clique e receba o atendimento personalizado

Saiba Mais

Coelho Sacramento já falou sobre a importância e os métodos de avaliação de imóveis rurais. Mas, você sabia que dentro do leque de imóveis rurais, mais precisamente os sítios, as avaliações diferem-se de propriedades rurais como as fazendas, por exemplo? É sobre a avaliação de sítios que iremos falar hoje!

Avaliação de imóveis rurais

Antes de mais nada, é importante entender o que ocasiona a diferença de análise nos dois tipos de propriedades rurais, mas que na verdade um deles não é exatamente “rural”, se a localização e as dimensões de um imóvel são importantes (dentre outras variáveis), as diferentes vocações são tão importantes quanto.

Enquanto uma propriedade rural (uma fazenda, por exemplo) tem como objetivo principal a exploração econômica (pecuária, agropecuária, agricultura, etc.), um sítio é comumente utilizado para fins recreativos, e de lazer. Ou seja, ao passo que uma fazenda produtora de grãos, por exemplo, tem como objetivo gerar lucro, um sítio para lazer com poucas exceções, irá gerar muito prazer e gastos ao proprietário ao longo do tempo.

Avaliação de sítios – o que considerar

Dito isso, o que o dono ou futuro dono de um sítio deve considerar na hora de vendê-lo, adquiri-lo ou mesmo reformá-lo? Basicamente, é preciso pensar em quesitos que poderão valorizar ou desvalorizar a propriedade em questão. Por serem geralmente repletos de especificidades oriundas do gosto pessoal do dono, os sítios acabam tendo uma subjetividade maior na avaliação e, consequentemente, no seu valor final.

A escolha da piscina, quadra de tênis ou de futebol, jardins, etc; por exemplo, podem influenciar de forma positiva ou negativa o valor do imóvel. Ou seja, todo o esforço que você colocou no seu imóvel de lazer poderá valer bastante para você, mas não necessariamente para o comprador. Para ele, uma piscina extra ou uma quadra esportiva, pode representar apenas mais um custo desnecessário!

Portanto, os avaliadores precisam considerar todos esses aspectos na hora de determinar o seu valor total e a recomendação é que se você tem um imóvel como esse, realize sempre que possível essa avaliação para conhecer o seu real preço. Além disso, se a sua intenção é adquirir um sítio para lazer, leve em conta esses aspectos ao deixá-lo do seu gosto, pois uma futura venda poderá depender desses detalhes! Olhe suas necessidades, no entanto, não se esqueça que ao vender o imóvel você estará ofertando ao mercado!!

Mas, afinal, quanto vale um sítio? E se pertencer ao “amigo” de uma pessoa famosa?

Faça agora mesmo a AVALIAÇÃO do seu Imóvel

Clique e receba o atendimento personalizado

Comentários

Utilize o Facebook para comentar o Artigo

Recomendados pra você

Veja mais conteúdos gerados por Coelho Sacramento Avaliação de Imóveis